Projetos

I) Estudo Longitudinal dos Determinantes da Atividade Física – ELDAF

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aldair José de Oliveira em 11/03/2018.

A presente proposta insere-se na iniciativa do desenvolvimento do Estudo Longitudinal dos Determinantes da Atividade Física – ELDAF, cujo principal objetivo é investigar os aspectos psicossociais influenciadores do nível de atividade física. Trata-se da linha de base de estudo longitudinal que será realizado em 1.204 trabalhadores técnico-administrativos de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. Com base no qual será possível obter informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas na área da atividade física. O objetivo do presente projeto é constituir uma coorte para avaliar o nível de atividade física, assim como os aspectos psicossociais (apoio social, capital social, estres no trabalho e insatisfação com a imagem corporal) relacionados com a atividade física. As informações coletadas no ELDAF envolveram a aplicação de um questionário, medidas antropométricas básicas (peso e estatura) e medida objetiva da atividade física através de acelerômetro. O questionário captará informações relativas aos construtos psicossociais de interesse, além das informações relativas às características socioeconômicas e demográficas, tabagismo, consumo de álcool, morbidade física e psíquica. Para o atual projeto, pretende-se obter financiamento para a remuneração de serviços de terceiros para coordenação da coleta de dados in loco que constituirá a linha de base da coorte e compra de equipamento (acelerômetro), que permita a coleta de informação acurada acerca da atividade física. Já dispomos de contrapartida da Universidade através da utilização de equipamentos para a realização das medidas antropométricas e local de trabalho apropriado específico para o ELDAF, com computadores com acesso à internet e softwares para confecção do banco de dados e análise estatística dos dados que servirá de linha de base para o estudo longitudinal. O aumento dos níveis de atividade física destaca-se como um dos principais desafios a serem enfrentados pelos profissionais da área da Educação Física. A identificação desses níveis, bem como seus principais fatores influenciadores, pode auxiliar na proposição de medidas de intervenção mais específicas, e consequentemente, mais eficazes para trabalhadores com perfis semelhantes aos de nossa população de estudo. Espera-se que o estudo tenha também impacto importante na formação de pesquisadores nas áreas de Educação Física e Epidemiologia social, áreas de pesquisa nas quais colaboradores e pesquisadores do estudo estão ligados.

II)Diagnóstico da promoção e prática da atividade física em Pinheiro-MA

A Organização Mundial da Saúde recomenda como prioridade a criação de programas de atividade física que contemplem características sociais, culturais e corporais da população atendida. Contudo, em países em desenvolvimento como o Brasil são encontradas barreiras de toda ordem, tais como nível de capacitação e envolvimento de profissionais, segurança em ambientes públicos, informações escassas e logística de desenvolvimento. Essa situação se agrava quando se trata de cidades de interior de pequeno porte e empobrecidas, como é o caso de Pinheiro. O objetivo central dessa pesquisa é realizar um diagnóstico que permita traçar um panorama geral no que se refere a locais, promotores e prevalência da prática de atividade física no Município de Pinheiro, MA. Trata-se de um estudo exploratório, transversal de caráter quanti-qualitativo. Comporão a amostra setores públicos que correspondem em potencial aos pressupostos dessa pesquisa: A) Saúde (UBS, USF, NASF, Programa Academia de Saúde); B) Educação – Escolas (municipal, estadual e federal); C) Assistência Social (Centros Comunitários, Centros de Convivência, Centros de Referência; Igrejas). A amostra será estabelecida por meio do Método Snow Ball Sampling. A coleta de dados será desenvolvida em 3 etapas: 1) identificação dos setores envolvidos direta ou indiretamente com a prática de atividade física; 2) identificação dos promotores e polos de prática de atividade física; 3) mensuração da prevalência de atividade física da população ao redor dos polos identificados. Acreditamos que a análise posterior dos dados contribua na implementação de ações em pesquisas e extensão as quais trarão desdobramentos positivos à realidade social na cidade de Pinheiro, em prol da construção de processos de desenvolvimento da cidadania, o que reflete a preocupação social que deve estar sempre integrada à pesquisa.

III) Promoção da Saúde e Atividade Física para população de idosos assistidos pela atenção básica da cidade de Pinheiro – MA

A atividade física, cada vez mais vem sendo apontada como uma estratégia eficiente no combate e redução de taxas de mortalidade e de doenças crônico degenerativas, como hipertensão, diabetes e obesidade, em especial por ser menos onerosas. Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, se houver redução do sedentarismo na magnitude de 10-25% 1,3 milhão de mortes no mundo seriam evitadas. Dentre as populações mais vulneráveis aos efeitos do sedentarismo estão os idosos, os quais sofrem os agravos à saúde em função das perdas físicas inerentes ao processo de envelhecimento. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo verificar o impacto de um protocolo de atividade física (AF) (ACSM) sobre variáveis de composição corporal, capacidade funcional, aspectos psico-socio-comportamentais e hemodinâmicos e bioquímicos em idosos, de ambos os sexos, assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde Matriz da cidade de Pinheiro-MA. Os participantes serão submetidos à avaliação das seguintes variáveis: composição corporal, psico-socio-comportamental, capacidade funcional, cognitiva, bioquímica e hemodinâmica. Os dados coletados serão analisados de forma quanti-qualitativos.

IV) Construção e avaliação psicométrica de instrumentos de medida em saúde

Instrumentos de medida são partes integrantes da prática clínica, da avaliação em saúde e de pesquisas. Contudo, para que estes instrumentos auxiliem clínicos e pesquisadores faz-se necessário que os mesmos sejam capazes de apresentar resultados cientificamente robustos, o que se costuma chamar de indicadores de validade e confiabilidade, ou seja, estes devem apresentar boas qualidades psicométricas. Ocorre que muitos construtos na área de saúde ainda carecem de instrumentos de medida para avaliação, e ainda, existem instrumentos disponíveis para aplicação, mas muitos deles foram desenvolvidos e não avaliados psicometricamente. Em resumo, não podem ser considerados válidos e confiáveis. Sustentado pelo fato de que tais instrumentos são imprescindíveis para a avaliação, promoção e intervenção em saúde, este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento e avaliação psicométrica de diversos instrumentos a serem aplicados no contexto da saúde.

V) Representações sociais sobre a deficiência: perspectivas de alunos e professores de Educação Física Escolar

Representações sociais podem ser entendidas como teorias construídas pelos indivíduos na tentativa de organizar e compreender o mundo externo. As representações sociais sobre a deficiência foram constituídas ao longo dos séculos marcadas por mudanças históricas na sociedade. Assim, as representações sociais têm assumido diferentes perspectivas que valorizem ou oprimem a imagem do sujeito com deficiência. Isto é, têm estado vinculadas a concepções médica e social da deficiência, nas quais comumente permeiam estigmas negativos, tais como limitação, incapacidade, desvio, doença, entre outros, ou em concepções que considerem a deficiência em uma perspectiva biopsicossocial, que enfoque as capacidades e habilidades, a despeito da deficiência. É nesse sentido que consideramos essencial investigar as representações sociais sobre a deficiência na área da Educação e, particularmente, na área Educação Física. Isto porque a forma com que o professor enxerga seu aluno define suas estratégias de intervenção pedagógica. E a forma como o aluno representa a deficiência define tanto sua participação nas aulas como de seus pares. Assim, o projeto tem como objetivo central investigar representações sociais sobre a deficiência na perspectiva de professores e alunos de Educação Física Escolar de instituições inclusivas e especializadas da cidade do Rio de Janeiro.

VI) Adaptação transcultural, validação e confiabilidade do Explanatory Model Interview Catalogue (EMIC) para pessoas afetadas por hanseníase no Brasil

Estigma social pode ser entendido como qualquer atributo pessoal negativo colocado sobre uma pessoa ou um grupo de pessoas. Tem sido considerado um importante tópico de discussões e problematizações nas áreas das ciências sociais e da saúde, sobretudo, a partir da década de 1950. Na área da saúde pública, o principal interesse de pesquisadores e estudiosos sobre o estigma tem sido em torno do fardo social atribuído a diferentes doenças tropicais negligenciadas, dentre as quais destaca-se a hanseníase. No imaginário social em torno desta doença, existem estigmas que reportam medo exagerado de suas manifestações e de contágio, além de superstições que indicam maldição de alguma divindade. É nesse sentido que torna-se essencial avaliar estigmas relacionados a hanseníase no Brasil, especialmente, considerando a elevada incidência de novos casos por ano. Considerando que não encontramos instrumentos válidos e precisos para esta finalidade, este projeto objetiva adaptar transculturalmente e validar o Explanatory Model Interview Catalogue (EMIC) (VAN BRAKEL, et al., 2008) para pessoas afetadas por hanseníase no Brasil.

VII) Autoaceitação e insatisfação corporal em adultos com cegueira precoce

A imagem corporal é a representação mental do próprio corpo. Consiste em um fenômeno multifacetado, intricado de imagens, fantasias e significados próprios sobre o corpo, suas partes e funções. O desenvolvimento da imagem corporal pode ser dado tanto em um caminho positivo (sentimentos e crenças de conforto e felicidade com o próprio corpo), quanto em caminho negativo (desgosto profundo com o próprio corpo, que pode acarretar transtornos psicológicos deletérios: depressão, angústia, ansiedade, baixo autoestima, entre outros). Dois elementos atitudinais que ganham destaque neste contexto é a autoaceitação, precursora da imagem corporal positiva, e a insatisfação corporal, precursora da imagem corporal negativa. Embora a importância desses constructos para o conhecimento profundo e consistente da imagem corporal, são restritas as investigações realizadas com pessoas com deficiência visual. Deste modo, o objetivo deste projeto é avaliar a autoaceitação e a insatisfação corporal de pessoas com cegueira precoce e correlacionar essas variáveis com índices antropométricos.